No sábado (11/1), a prefeita Marília Campos visitou o bairro Santa Maria para dialogar com os moradores e fiscalizar as intervenções da Bacia da Toshiba, que estão sendo realizadas pelo governo do Estado.
Em razão das fortes chuvas registradas no fim de 2024 e no início deste ano, ocorreram alagamentos na rua Arterial. No local, a bacia de contenção de cheias está sendo construída exatamente para impedir as enchentes e melhorar o escoamento do Córrego Riacho das Pedras. A bacia da Toshiba foi conquista da articulação da prefeita Marília Campos com o governo do Estado.
A previsão de entrega das obras é para maio deste ano. No entanto, a construção de uma galeria para conectar a bacia, a instalação de bocas de lobo e a drenagem de outras vias da região ainda serão executadas.
Marília Campos afirmou que essa obra é fundamental para evitar inundações na região, proporcionando mais segurança e melhorando a qualidade de vida de todos os moradores.“De forma paliativa, as bocas de lobo já estão sendo instaladas. A solução, de fato, só vai acontecer após o período de chuvas, quando a empresa responsável vai iniciar a construção de uma galeria, que tem toda potência para drenar a água da chuva para o canal e resolver os problemas não só desta rua, mas também da avenida Dois e dos alagamentos nas proximidades da rua Santa Margarida e de outras vias da região”, disse.
A subsecretária de Edificações da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) de Minas Gerais, Débora Dias do Carmo, reforçou que todas as providências foram tomadas para que esse tipo de enchente não aconteça novamente.“E, principalmente, estamos planejando ações como a instalação de tráfego e a locomoção das pessoas aqui na região. É importante destacar que a bacia já se encontra plenamente funcional. No entanto, as obras do entorno serão concluídas ainda no primeiro semestre de 2025”.
Durante o encontro, os moradores apresentaram algumas demandas à prefeita, como: melhorias na circulação de veículos durante as intervenções, manutenção das vias, a reforma e arborização da praça e a construção de uma ciclovia. “Vamos estudar a viabilidade dessas propostas e buscar soluções em parceria com as empresas da região para os problemas relacionados ao estacionamento de carretas e caminhões”, disse a prefeita.
Por fim, uma comissão de moradores foi formada com o objetivo de auxiliar na fiscalização das obras e ser um ponto de apoio entre todos os envolvidos, garantindo a comunicação entre as esferas e, claro, o atendimento das necessidades.
Também participaram da agenda o vice-prefeito Ricardo Faria; o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Rômulo Perilli; a secretária de Defesa Social, Viviane França; a subsecretária de Governo, Michele Castro; o representante da DER Bacias Contagem, Gustavo Albuquerque; representante da Copasa, Ana Paula Moreira; o administrador Regional Industrial, Adilson Dutra, além dos vereadores Adriana Souza e Léo da Academia e a líder comunitária Fatinha Manancial.